A importância da Inteligência Emocional no trabalho

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13 de dezembro de 2022

A importância da Inteligência Emocional no trabalho




Em tempos de adversidades e mudanças tão drásticas na forma de viver, a inteligência emocional tornou-se uma espécie de habilidade bastante valorizada, especialmente no mercado de trabalho.

Mas o que é Inteligência Emocional?

Trata-se de uma habilidade para identificar e gerenciar emoções, seja do próprio indivíduo ou das pessoas ao seu redor. Pessoas que sabem como ter inteligência emocional conseguem cuidar mais das próprias emoções e lidar com elas da melhor forma. Assim, evitam envolver-se em problemas interpessoais e são capazes de canalizar esforços para crescer profissionalmente.

Sem dúvida, desenvolver essa habilidade faz diferença na carreira e torna mais fácil que o profissional obtenha destaque e consiga conquistar seus objetivos. Dessa forma, as competências técnicas, de liderança e grande conhecimento na área de atuação podem não ser suficientes para um profissional se destacar – é preciso, também, ter flexibilidade, empatia e uma gestão eficiente das emoções.

É no trabalho, com códigos e cultura próprios, que passamos uma boa parte de nossa vida. Por essa razão, é fundamental conseguir se adaptar a esses códigos e gerir os próprios sentimentos, para tornar o dia a dia mais produtivo e o ambiente mais saudável para todos.

Como desenvolver a Inteligência Emocional?

Conheça seus pontos fortes e fracos

O primeiro passo não poderia ser outro: é preciso se conhecer. Faça um pequeno diagnóstico de como está sua inteligência emocional hoje e quais são os seus pontos fortes e fracos nesse aspecto.

Respeite a diferença

Entender e acolher diferentes perfis pessoais é o primeiro passo para desenvolver a Inteligência Emocional no trabalho.

Promova a comunicação

Uma comunicação eficaz e empática é a chave para um ambiente saudável e produtivo. Incentive a clareza, a objetividade e o respeito na comunicação no trabalho.

Desenvolva resiliência

Resiliência é a habilidade de lidar com dificuldades. Ela é um aspecto central da inteligência emocional no trabalho, já que a carreira nos coloca diante de vários desafios.

Aplique a empatia

Mais uma característica essencial no trabalho é a empatia. Saber se colocar no lugar do outro e entendê-lo previne muitos conflitos nos relacionamentos.

Tenha uma postura positiva

Por fim, ter uma postura positiva diante dos problemas é uma qualidade que pode mudar sua vida profissional e tornar o dia de trabalho muito mais leve, isso trará ótimos efeitos no sucesso da sua carreira.




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