Contar com uma boa limpeza no ambiente hospitalar é fundamental para garantir a saúde do público interno, externo e misto. Isso porque ela é a melhor medida de prevenção de graves infecções.
Os hospitais e clínicas de saúde são locais que concentram microrganismos, bactérias e vírus nocivos à saúde. Além de atingir pacientes e familiares, os profissionais de saúde também correm riscos.
A Samekh Services realiza a higienização de ambientes hospitalares, que por envolver procedimentos únicos e produtos especiais, deve ser feita por empresas capacitadas e profissionais treinados dentro dos padrões técnicos exigidos pelos órgãos fiscalizadores, atuando de forma segura.
Resumidamente, a limpeza hospitalar é dividida em 3 tipos:
LIMPEZA RECORRENTE
Essa limpeza contempla retirada dos lixos e resíduos, recolhimento das roupas e outros materiais que podem estar infectados.
LIMPEZA TERMINAL
Após a saída de um paciente, o local deve ser preparado para ser usado por outro paciente. É necessário realizar a limpeza de todas as superfícies com total desinfecção do mobiliário.
LIMPEZA DE MANUTENÇÃO
Tem o objetivo de manter o padrão de limpeza geral, durante os intervalos entre as limpezas recorrente e terminal. Nesse processo é feita a reposição de materiais de higiene, recolhimento de resíduos e manutenção de superfícies.
Por isso, é importante ter uma equipe de limpeza altamente treinada e produtos específicos para higiene hospitalar na hora de cuidar do ambiente de clínicas e hospitais. As técnicas utilizadas devem seguir os princípios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para os serviços de Limpeza hospitalar, a Samekh Services atua de forma inovadora e altamente eficaz para o gerenciamento de seus clientes, utilizando:
Enfermeiros capacitados e treinados com foco em gestão da qualidade e segurança do paciente;
Supervisores, encarregados e líderes capacitados e treinados;
Agentes de conservação capacitadas, treinadas e supervisionadas nos procedimentos operacionais padrão;
Supervisão técnica periódica e supervisão da enfermeira da qualidade;
Treinamento de equipe com a interação do SCIH;
Fornecimento de material saneante com homologação da ANVISA, ou orientação para compra de máquinas e equipamentos para execução das tarefas;
Funcionários treinados e equipados com todos os EPI’s;
Elaboração dos POP – (Procedimento Operacional Padrão);
Gestão Vacinal;
Controle de Absenteísmo e Turnover, com ações corretivas e preventivas;
Gestão de limpezas terminais, com tempo de alta e cumprimento de cronograma;
Treinamentos técnicos com cronograma anual;
Equipe de alta especializada com foco em limpeza terminal nas altas da instituição visando ganho no giro de leito e garantindo eficácia e qualidade.
Para mais informações ou precisando de ajuda, contate o nosso time Samekh Services de especialistas!