Preservação do Meio Ambiente: quais as práticas sustentáveis podem ser implementadas em condomínios?

Awesome Image
12 de janeiro de 2023

Preservação do Meio Ambiente: quais as práticas sustentáveis podem ser implementadas em condomínios?




A preservação do Meio Ambiente é a prática de proteger o ambiente natural, nos níveis individual, organizacional ou governamental, tanto em benefício do próprio meio ambiente como dos seres humanos.

Viver de forma sustentável pode começar pelo lugar onde moramos. Um condomínio sustentável é um ambiente utilizado para a residência de diversas famílias cujo objetivo principal é minimizar os impactos ambientais. Adotando práticas de vida sustentável em casa não apenas ajudará os moradores do condomínio a reduzir o desperdício, mas também é a chave para um estilo de vida mais saudável, e, a melhor parte, sem gastos significativos.

As pequenas coisas que fazemos no dia a dia podem ajudar a preservar o ar, reduzir o lixo em aterros e proteger nossa paisagem natural, melhorando seu estilo de vida e encorajando família e vizinhos, a buscarem uma vida sustentável, de forma a atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

A Samekh Services, preocupada com ações sustentáveis, apresenta abaixo, algumas práticas que podem ser implementadas em condomínios contribuindo para a preservação do meio ambiente.

1. Coleta seletiva de lixo

A coleta seletiva de lixo é um fator que se destaca em um edifício sustentável. Os moradores realizam o descarte apropriado do lixo fazendo a sua separação antes de colocá-los para fora de sua residência. Os síndicos são responsáveis por apontar qual é o melhor lugar para acomodar os resíduos e separá-los em categorias, como material orgânico, papel, vidro etc.

Para que a coleta seletiva do lixo funcione, os moradores deverão ser conscientizados e reeducados para separar os resíduos da forma apropriada. As pessoas precisam compreender a relevância de realizar essa separação e descarte dos lixos residenciais.

2. Reutilização de água da chuva

A reutilização das águas coletadas das chuvas gera economia financeira e ajudam a preservar esse bem natural tão escasso. É possível instalar cisternas nas piscinas, recepção, salões de festa e outras áreas comuns. A chuva coletada poderá ser usada na irrigação das áreas verdes e na limpeza dos espaços comuns.

3. Mude para luzes LED

Esta é uma das mudanças mais simples que podemos adotar na vida em condomínio. As luzes LED são o novo padrão para iluminação moderna e ecológica, além de ser mais econômicas e duráveis.

4. Utilize produtos de limpeza naturais

Quando utilizamos produtos de limpeza naturais, ficamos menos expostos a produtos químicos agressivos, sem prejuízos à saúde.

5. Criação de áreas verdes

A criação de áreas verdes ajuda a impermeabilizar o solo nas áreas urbanas, proporcionando benefício ecológico, além de uma vista mais bonita e a melhora da qualidade do ar.

Viver de forma sustentável e ecológica pode parecer uma tarefa assustadora, mas com algumas simples práticas, podemos tornar a nossa moradia num lugar melhor e mais sustentável.

A incorporação da sustentabilidade onde moramos ajuda a encontrar mais equilíbrio com a natureza, a manter as atividades humanas em harmonia com o ambiente e a preservar a atmosfera, os rios, as florestas e os mares.

Pense nisso, vale a pena!




Awesome Image